O Hábito de Colar - Significados II

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Posted by Fernanda Wagner | Posted on 12:35


       Sempre achei que os professores ( alguns, não todos ) negligenciavam o fato de alguns alunos colarem em provas e avaliações somente por acreditarem ser afirmativa a resposta quanto à questão feita na postagem anterior.
       Detalhe: Aqui não estou querendo discutir se a negligência as colas é correta ou errada. Vou apenas citar alguns outros motivos pelos quais alguns professores fingem não ver quando seus alunos estão colando.
       Outro motivo é que para alguns professores o fato de o aluno colar mostra que ele estudou, uma vez que teve que efetuar a leitura da matéria para produzir a cola, e somente utiliza a mesma, pois está inseguro.


"Ao selecionarem as palavras que resumem o texto, os alunos se forçam a repetir o texto com suas próprias palavras. Essa repetição aumenta a capacidade de articulação dos alunos sobre o texto estudado, visto que eles não se prendem às palavras do autor, preferindo utilizar suas próprias palavras." ( Super-Memória por Dell’Isola 2009 )



Emfim, o que tudo isso tem haver com análise do comportamento?

       Certo dia, na aula, estava aprendendo sobre reforçamento e foi dita a seguinte frase: “ O aluno cola pois este comportamento é reforçado pela nota que tira ( que na maioria das vezes é alta ), fazendo com que este comportamento aumente ou mantenha a freqüência”.
       Realmente. Eu estudo e tiro nota 8, e vejo que quem cola nas provas tira nota 10 com parabéns e estrelinhas. Uma vez que o aluno é valorizado pela instituição de ensino pela nota que tira, logo o que este acha que é a melhor opção? Para a vida acadêmica é colar, porque o aluno que tira nota 10 é visto como melhor do que o que tira nota 8. Logo, o aluno que antes não colava, se sente inferior e tende a adquirir o comportamento de colar, uma vez que o comportamento estudar não deu o resultado esperado por ele.

Comment (1)

Oi Fernanda.

Fiquei pensando sobre o que você escreveu e concordo. E discordo dos colegas professores que afirmam que a cola pode ser algo "bom", pois representa que um aluno realmente estudou (ou pelo menos leu o conteúdo). Se a cola representa uma possibilidade de analisar o comportamento do aluno (principalmente do ponto de vista ético), temos também que considerar para uma adequada análise molar o comportamento do professor (ambiente) e quais os condicionamentos produzidos sobre os alunos.

Em minha opinião, o que está em jogo na análise da cola é a forma como a avaliação é conduzida. Se temos um modelo de avaliação pautado por "uma resposta certa por pergunta", a cola realmente será um mecanismo eficaz de obtenção de reforço positivo (nota alta) e/ou negativo (não tirar nota baixa). Mas se o sistema de avaliação muda, como por exemplo ao permitir que um aluno utilize seus materiais de aula, ou que a avaliação seja feita em dupla, haverá a possibilidade de que o professor possa torná-la mais complexa e exigir mais do desempenho acadêmico do aluno, além da reprodução de um conhecimento. Além de fazer com que o aluno tenha que emitir respostas mais elaboradas, exigindo o exercício de outras habilidades como uma escrita mais clara e maior coesão de argumentos, o professor também poderá aproximar o aluno de situações mais próximas da realidade com as quais o aluno se defrontará no futuro.

O que está também em jogo é o tempo para receber os reforços: se o aluno cola, ele tem em vista um reforço a curto prazo (passar de período/semestre); se o aluno estuda, está visando recompensas com mais probabilidades de serem duradouras no futuro (ter sucesso profissional por seu mérito).

Parabéns pelo blog. Vou adicioná-lo à minha lista no http://psicologiaciencia.blogspot.com

Abraço.

Vinícius.

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