Como comportar-se na hora do "Parabéns" ?

6

Posted by Fernanda Wagner | Posted on 12:23


       Inspirada na série Habilidades Sociais: Como Agir do blog [“Comporte-se”] e aproveitando a aproximação do dia do meu aniversário resolvi pesquisar sobre as diferentes maneiras que as pessoas comportam-se na hora em que todos se reúnem para cantar a música do aniversário.
       Primeiro, há a grande reunião de pessoas, todas paradas, olhando para o aniversariante no momento em que cantam uma música de aproximadamente 45 segundos.
       Para algumas pessoas, a presença de um grupo ao seu redor pode ser uma situação desconfortável. Em outros casos, o simples fato de não saber o que fazer com as mãos e com o corpo, além da vermelhidão e do suor que este momento pode causar são motivos para que o aniversariante se sinta encabulado.
       A aquisição de um comportamento ( no caso evitar falar com as pessoas) para se livrar de uma conseqüência ( sentir-se envergonhado/ não saber o que fazer ) que nesta situação, e para este indivíduo é aversiva, é um tipo de reforçamento negativo denominado esquiva.
       Talvez as pessoas que não gostam da hora do “parabéns pra você” simplesmente evitem fazer festas e comemorações nos aniversários seguintes ao que se sentiram constrangidas para evitarem ( se esquivarem) esta situação, a qual não sabem como agir.
       Pode-se, também, solicitar que os convidados não cantem esta música, mas em nossa cultura, este pedido provavelmente não vai ser atendido, uma vez que muitas pessoas consideram que “sem parabéns não existe aniversário”.
       Enfim, como agir neste momento? Devemos agradecer? Bater palmas? Cruzar os braços? Sorrir? Chorar? Todas as reações são possíveis.
       Através de buscas em artigos e pesquisas científicos não achei nada que comprove que certo comportamento irá emitir respostas mais desejáveis que outro neste momento ( que entraria, provavelmente, na categoria de "Habilidades Sociais" ). O que parece é que cada pessoa poderá testar e encontrar a sua maneira de reagir a isto para que fique menos constrangido.

Comments (6)

ok, mas cade a solução? '-'

Li tudo isso pra nada

Eu não acredito que li td isso pra ela falar " O que parece é que cada pessoa poderá testar e encontrar a sua maneira de reagir a isto para que fique menos constrangido." AFF

Li isso tudo pra nada??

Foi ótimo

Reforçamento negativo denominado esquivA .
Aversiva /que toma atitude parA socializar ,divertir e nao sair fora da galera torço que assim seja
(para a vida)

Related Posts with Thumbnails