Iniciação Científica - Pesquisa em psicologia

4

Posted by Fernanda Wagner | Posted on 13:09



        Esta semana foi anunciado o período de inscrições para projetos de pesquisa na minha faculdade, e há uma vaga aberta para o curso de Psicologia. Então procurei os professores atrás de algum que pudesse e quisesse me orientar. Ainda não sabia exatamente sobre o que eu queria pesquisar, mas sabia que esse era um dos meus sonhos e que eu queria algo ligado a uma das áreas ao lado ->.
        Fui então conversar com o coordenador do curso para saber quais eram os professores que teriam a linha de pesquisa ligada a isso, e ele sugeriu que eu encaminhasse um e-mail para os dois professores que poderiam me orientar. Feliz da vida, mas não o suficiente, resolvi falar ao vivo e a cores com um deles, munida com uma pré-proposta de tema pronta, que foi recusada. O professor sugeriu então uma idéia: pesquisar sobre a atenção ( e distúrbios desta ) nos alunos da faculdade.
        Particularmente, eu gostei bastante da sugestão, afinal “atenção” era o único assunto que não havia sido abordado na matéria de processos psicológicos básicos, e eu finalmente vou ter chance de pesquisar e aprender sobre o tema. E mais: acho que associar a questão da atenção com aprendizagem e comportamentalismo iria ser tudo de bom ( ainda estou pensando a respeito ).

        Procurando sobre o assunto no Google, achei este site - Brain Rules - que tem algumas curiosidades sobre atenção e outros assuntos. Decidi traduzir e colocar aqui algumas delas:

   # Regra No 4: Não prestamos atenção para coisas chatas.

• As coisas as quais prestamos atenção são plenamente influenciadas pela memória. Nossas experiências anteriores prevêem em que iremos prestar atenção. A cultura também importa. O clima na escola ou no trabalho são diferenças que podem exercer grande efeito sobre como percebemos o mundo.
• Nós prestamos atenção em coisas como emoções, ameaças e sexo. Independentemente de quem você seja, o cérebro presta grande parcela atenção nestas questões: Posso comer isso ? Isto vai me comer ? Vou combinar com isto ? Isto vai combinar comigo ? Eu já ví isso antes ?
• O Cérebro não é capaz de realizar múltiplas tarefas. Nós podemos respirar e falar, porém quando ficamos sobrecarregados, isto torna-se impossível.
• Dirigir enquanto falamos ao telefone celular é igual a dirigirmos bêbados. O cérebro é um processador seqüencial e grandes frações de segundo são consumidas toda vez que realiza várias tarefas. Este é o motivo de motoristas falando ao celular serem meio segundo mais lentos para pressionar o freio e sofrerem mais acidentes.
• Locais de trabalho e escolas geralmente encorajam as multi-tarefas. Entre em qualquer escritório e você verá pessoas enviando e-mails, falando ao telefone, conversando em chats, e no MySpace- tudo ao mesmo tempo. Pesquisas mostram que a taxa de erro e o tempo que você leva para efetuar as tarefas aumentam em 50%.”

Comments (4)

Gostei muito do seu texto e vou seguir seu exemplo vou começar a cursar psicologia e quero muito pesquisar achei seu testemunho muito inspirador e vou me espelhar no seu exemplo e com sorte e muito esforço tenho certeza que conseguirei obrigada por suas palavras cativantes.

Oi Fernanda,

Você conseguiu se aprofundar no tema Atenção?
Fiquei curiosa pra saber como terminou sua tentativa de fazer iniciação científica.

Rita
Médica e Professora atuante na área de saúde mental

Oi , Fernanda , tudo bem ? Então , eu estou no momento de preparar uma iniciação científica sobre o mesmo tema , e por um acaso achei seu texto aqui ( que por sinal é muito bom), queria pode conversar com você a cerca do tema, se estiver disponível é claro . Desde já obrigado e Parabéns .
Marco A.

Olá Fernanda.
Estou com dúvidas em alguns temas para iniciar minha Iniciação Científica. Mas esse tema "Atenção" me interessou, já estou procurando mais à respeito. Se tiver algum e-mail para entrar em contato, para esclarecimento de dúvidas, agradeço.
Parabéns pelo trabalho!
Desde já, grata.

Related Posts with Thumbnails