Trote Universitário = Forma de Bullying ?

1

Posted by Fernanda Wagner | Posted in | Posted on 18:13

             Bullying  compreende todas as formas de agressões intencionais ( verbais, físicas, emocionais, sexuais) que ocorrem de maneira repetitiva, adotada por uma ou mais pessoas contra outra ou outras , numa relação desigual de poder. Ocorre em lugares e situações em que ocorram relações interpessoais, porém, o maior número deste fenômeno ocorre em Instituições Educacionais, entre elas as de ensino superior. 
Algumas das intenções de  quem  pratica o Bullying são: Assediar, Desmoralizar, Desvalorizar, Depreciar, Oprimir, Dominar, Constranger, Abusar, Excluir, Ridicularizar, Estigmatizar entre outros.



            O trote enfrentado por muitos alunos que ingressam em uma universidade, é um exemplo de bullying, todavia, é aceito por grande parte da sociedade sendo considerado tanto como um modo de se divertir, como um  rito de passagem entre a adolescência e a vida adulta. No entanto, não são todos os alunos que gostam deste tipo de "brincadeira". Estes alunos quando participam ou são forçados ( sim, são obrigados a participar, uma vez que se não participarem estão sujeitos a serem excluídos de todo o convívio social com os outros alunos de seu curso, a não serem convidados para festas.. enfim.. do isolamento do resto dos alunos ) a participar deste tipo de brincadeiras, sem dúvida se sentem assediados, desmoralizados, depreciados e por aí vai..

Qual é a diferença então?

Comment (1)

eh uma babaquice enorme. o ser humano eh um lixo e nunca ira mudar. certas pessoas como nos podemos pensar diferente, mas nunca seremos maioria, nao da pra mudar a estupida mentalidade cultural da humanidade, a psicologia diz que o ser humano eh cultural, mas so o fato de nos questionarmos algo cultural ja pensamos diferente, isso meio que quebra os argumentos psicologicos e sociologicos, mas claro que voce nao pode falar sobre isso, pois a ciencia eh completamente controlada por uma elite que persegue tudo que eh diferente, sei como eh iso pois eu mesmo na faculdade tive que estudar uma materia de psicologia embora eu faça um outro tipo de curso.

eu sou isolado, nao vou pra baladas nao tenho amigos nem vida noturna, pois sao lugares de violencia igual esses trotes, e o que mais detesto sao exatamente esses caras metido a violento, alfa etc que querem impor uma pseudo hierarquia a qual nao existe. entrar numa faculdade seja qual for nao eh igual a estar numa academia militar onde existe uma hierarquia. numa faculdade o bosta do veterano nao eh nada, e eu sempre disso isso, como sou muito extremista nenhum veterano teve coragem pra me encarar quando estive numa outra faculdade. a bosta da humanidade sempre tem esses lixos pra se acharem autoridade, pra quererem rebaixar outros etc mas a sociedade civil nao eh exercito.

o pior eh que todo mundo paga pau pra esses babacas, principalmente mulheres. eu acho que vermes assim, que praticam trote, merecem nada alem da morte, algum dia eles se metem com o cara errado, sou extremista mesmo.n

Related Posts with Thumbnails