"Como atua?" Em breve nova série

0

Posted by Fernanda Wagner | Posted in | Posted on 10:14



         A série " Como atua? " está sendo preparada com o objetivo de alcançar simpatizantes e estudantes do curso de Psicologia e terá como foco principal descrever as principais áreas de atuação da Psicologia ( do Esporte, Comunitária, Escolar, Hospitalar, Organizacional, Jurídica e Clínica ), visando responder as seguintes questões:

- Como atua o Psicólogo em cada um destes campos?
- Quais as principais questões a serem trabalhadas?
- Como faz?
- Onde pode atuar?
- Como está o mercado de trabalho?

Aguarde.
Leia mais...

Estudo da possibilidade de prever comportamentos através do cérebro.

0

Posted by Fernanda Wagner | Posted on 10:54

        

              Um experimento, realizado por uma equipe da Universidade da Califórnia Los Angeles ( UCLA ) mostra que o comportamento futuro dos indivíduos pode ser previsto através de análise de seus cérebros.
            Os voluntários ( 20 no total ) foram submetidos a campanhas governamentais sobre a importância do uso de protetor solar e depois perguntados se iriam ou não aumentar o uso do produto. Foi utilizada ressonância magnética para medir as reações de uma área específica do cérebro, neste caso a região estudada do cérebro foi a do córtex pré-frontal medial ( a parte em verde, na frente ) que é associada com a "auto-reflexão", o ato de nós pensarmos sobre nossas motivações e desejos. Em alguns casos foi verificado o aumento de atividade na região analisada.
                        
"Em seguida, os pesquisadores pediram para que os voluntários relatassem se pretendiam ou não aumentar o uso de protetor ao longo dos próximos sete dias. Uma semana depois, foi feito um follow-up: todos os voluntários relataram quantas vezes, de fato, usaram protetor solar.
Na maioria dos casos, as medições dos cérebros dos usuários revelaram com mais precisão quais seriam as suas atitudes do que as próprias respostas fornecidas pelos participantes."
         Com base nos resultados da análise, os pesquisadores supõem que, por algum motivo, nossa consciência possa não ser capaz de interpretar as mensagens que o corpo produz.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/analise-do-cerebro-preve-comportamento-24062010-25.shl?2
Leia mais...

Punição: Melhor forma de controle das ações dos funcionários?

2

Posted by Fernanda Wagner | Posted in | Posted on 08:52


          

            Em pleno século XXI, grande parte das empresas utiliza a punição em funcionários que não se comportam da maneira esperada pela organização, através de técnicas como advertências por escrito, retenção de salário, ameaças e demissão ( Grande parte das empresas nem ao menos tem um psicólogo organizacional ).
            Até é compreensível que alguns chefes, ao não saberem mais o que fazer, acabem apelando para estas técnicas. Mas quer um conselho? Se você é um destes gestores organizacionais contrate um psicólogo organizacional, pois estas técnicas punitivas só são eficazes para certos problemas se o chefe estiver constantemente presente na empresa vigiando seus funcionários. Caso contrário provoca efeitos contrários ao esperado, ou o denominado contra-controle.
           Que tal, ao invés de punição, utilizar técnicas como a chamada "disciplina sem punição", que consiste em administrar problemas, conflitos e até mesmo baixa produtividade com conversas, aconselhamentos e chances e possui vantagens como o reforço dos valores das empresas, a capacidade de corrigir os erros dos profissionais e a aplicabilidade disso para todas as funções. (Jornal Carreira e Sucesso). O grande problema desta técnica é que muitos gestores ainda não sabem como utilizá-la. Por isso, reforço, contrate um psicólogo organizacional, que entre outras coisas, poderá intervir nas abordagens tomadas pela empresa em relação aos seus funcionários fazendo com que o rendimento dos trabalhos e a motivação dos funcionários melhore.
           A grande dúvida é: o que eu, como aluna de psicologia, posso fazer para "melhorar" essa situação, uma vez que a maioria das empresas em que fui chamada para realizar estágios utilizam a antiga punição?
Leia mais...

Trote Universitário = Forma de Bullying ?

0

Posted by Fernanda Wagner | Posted in | Posted on 18:13

             Bullying  compreende todas as formas de agressões intencionais ( verbais, físicas, emocionais, sexuais) que ocorrem de maneira repetitiva, adotada por uma ou mais pessoas contra outra ou outras , numa relação desigual de poder. Ocorre em lugares e situações em que ocorram relações interpessoais, porém, o maior número deste fenômeno ocorre em Instituições Educacionais, entre elas as de ensino superior. 
Algumas das intenções de  quem  pratica o Bullying são: Assediar, Desmoralizar, Desvalorizar, Depreciar, Oprimir, Dominar, Constranger, Abusar, Excluir, Ridicularizar, Estigmatizar entre outros.



            O trote enfrentado por muitos alunos que ingressam em uma universidade, é um exemplo de bullying, todavia, é aceito por grande parte da sociedade sendo considerado tanto como um modo de se divertir, como um  rito de passagem entre a adolescência e a vida adulta. No entanto, não são todos os alunos que gostam deste tipo de "brincadeira". Estes alunos quando participam ou são forçados ( sim, são obrigados a participar, uma vez que se não participarem estão sujeitos a serem excluídos de todo o convívio social com os outros alunos de seu curso, a não serem convidados para festas.. enfim.. do isolamento do resto dos alunos ) a participar deste tipo de brincadeiras, sem dúvida se sentem assediados, desmoralizados, depreciados e por aí vai..

Qual é a diferença então?
Leia mais...

Related Posts with Thumbnails