Realidade Virtual e Psicologia

1

Posted by Fernanda Wagner | Posted in | Posted on 14:19

                A psicoterapia é considerada o tratamento mais eficaz das perturbações ansiosas e pressupõe que os doentes possam reviver as situações de trauma. Dentro dela, a realidade virtual permite uma exposição artificial às raízes do medo.   
                Com óculos de três dimensões e fones de ouvido, o paciente é levado a interagir com personagens, objetos e cenários gerados tridimensionalmente – pode ser o interior de um avião, um elevador em pane, um metrô ou o topo de um arranha-céu.  Estudos mostram que a eficácia terapêutica da realidade virtual é similar à da exposição real.
                 No último domingo liguei a TV e no Fantástico estava passando uma matéria sobre o tema, que falava que as experiências virtuais estimulam a neuroplasticidade que o cérebro tem de moldar e recuperar uma função perdida em outras áreas.

1) Técnica Utilizada

                 Algumas vezes, os medos são tão intensos, que a exposição direta ao estímulo condicionado poderia agravar mais ainda a situação do cliente. Neste caso pode ser utilizada a dessemsibilização sistemática , que consiste em dividir o procedimento em vários passos e apresentar os estímulos gradualmente com base em uma escala crescente de intensidade do estímulo, antes de colocar a pessoa em uma situação real (1). O terapeuta tem a capacidade de controlar quais estímulos estarão presentes e quando eles aparecerão.

2) Psicopatologias tratadas

                  Estresse pós-traumárico em caso de ex-combatentes de guerra: O objetivo da terapia por realidade virtual é haver uma "imersão" no ambiente de emboscada, com tiros, explosões e salvamentos de helicóptero.A ideia é o cliente conseguir perceber que as memórias traumáticas que tem se reportam a um tempo que passou. 
                   Fobia de Dirigir: A terapia de exposição por realidade virtual diminui a ansiedade/esquiva relacionadas à fobia de dirigir e, consequentemente, poderia ser usada como um passo inicial da terapia por exposição ao vivo.

3) Funcionamento Neurológico

                   A explicação biológica para este tipo de perturbações ainda não está concluída. Quando a pessoa ouve uma palma repentina, a amígdala dispara e inunda o cérebro com adrenalina e noradrenalina. Na perturbação pós-traumática, pensa-se que estes mecanismos estão desregulados porque existe uma memória antiga que,ao menor estímulo, neste caso auditivo, é trazida para os dias atuais.  Estes hormonios fecham o lobo frontal, o sistema executivo do cérebro.



(1) MEDEIROS, C.A.;MOREIRA,M.B. Princípios básicos de análise do comportamento.Porto Alegre: Artmed, 2007.

Comment (1)

Será que a realidade virtual será ferramenta comum das futuras clínicas psicológicas?

Eu acredito que sim. Só efetivamente aprendemos novas formas de se comportar - e pensar - na medida em que entramos em contato com as contingências ambientais, e a realidade virtual traz essas contingências de forma inovadora para o contexto clínico.

Parabéns pelo texto. Um abraço!

Related Posts with Thumbnails